Como plantar samambaia em casa?

Bora aprender como cultivar samambaia em casa? Se você quer saber como cuidar de samambaia e como fazer muda de samambaia, certamente o artigo de hoje do Blog das Plantas vai te ajudar. Leia com bastante atenção pessoal, pois chegou a hora de aprender como regar samambaia, além de outros cuidados para deixar a sua planta bem linda!

O que é samambaia?

Caso você não saiba, a linda samambaia é classificada como uma planta de clima tropical, sendo muito comum nas florestas das regiões úmidas. Entretanto, isso não impede que ela seja cultivada em outras regiões, e é exatamente por isso que você pode cultivar samambaia em casa.

Leia também

Como estamos falando de uma planta que se adapta facilmente a lugares com pouca luz, você vai saber “como ressuscitar samambaia”, que não é uma tarefa muito difícil. Podemos afirmar, que para cuidar de samambaia nem vai precisar de muita manutenção.

Onde cultivar samambaia?

É fundamental que você escolha o local adequado para a sua planta! E no caso das samambaias ele deve ter sombra, mas precisa receber luz solar de forma suave. De acordo com os especialistas, o melhor local é perto da janela. Entenda um detalhe importante, evite as janelas que recebem muita incidência de luz solar.

Vaso para samambaia

Essa planta precisa de muita umidade, então o ideal é usar vaso de plástico ao invés de vaso de barro! Talvez você não saiba, mas o vaso de barro retém menos umidade, o que acaba sendo uma ótima vantagem quando estamos cultivando outras espécies como os cactos por exemplo.

Se você mora em uma região muito seca, talvez seja interessante utilizar um umidificador no local, porém, isso só é necessário em casos muito extremos. Tem uma dica importante para resolver esse problema da umidade, basta utilizar 2 vasos assim como ensinamos nas orientações abaixo!

Escolha dois vasos de tamanhos diferentes, e use um musgo umedecido com água para colocar no fundo do vaso maior. Em seguida você deve colocar o vaso menor dentro do outro maior, utilizando o restante do musgo umedecido para cobrir o topo do solo, além da beirada do vaso maior.

A cada 3 dias você deve umedecer novamente o musgo, ou sempre que notar que o ambiente está seco demais! Tome bastante cuidado para não deixar o solo encharcado, pois isso pode causar problemas para o desenvolvimento da sua samambaia!

Como plantar samambaia

Dicas para cultivar samambaia em casa

Como regar samambaia?

Já que alertamos para não deixar o solo molhado demais, bora ensinar como regar corretamente as samambaias. Elas precisam estar em um ambiente constantemente úmido, então você deve regar todos os dias, mas tome cuidado com a quantidade de água. O ideal é regar menos nos dias mais úmidos e regar mais nos dias mais secos. Sempre analise o solo para garantir que não deixou a planta encharcada.

Como adubar samambaia?

Muita gente tem dúvida se precisa ou não adubar as samambaias, e a resposta é sim! Para isso, você precisa encontrar um bom adubo para samambaia em centros de jardinagem.

É só pedir ao vendedor um adubo de plantas caseiras, preferencialmente o especifico para samambaias. A aplicação deste adubo deve ser mensal, mas é fundamental esperar pelo menos 6 meses após o plantio no vaso para começar a adubá-la.

Precisa podar as samambaias?

Sempre tire as folhas doentes das plantas, pois elas tiram boa parte da energia que as partes saudáveis precisam para se desenvolver. Utilize uma tesoura esterilizada para cortar as folhas amareladas e/ou secas.

Atenção, se a planta inteira parece estar doente, o melhor a se fazer é retirá-la do ambiente, justamente para que as outras plantas não fiquem com o mesmo problema. Os principais predadores das samambaias são as lesmas, ou seja, são pragas fáceis de identificar e retirar.

Muda de samambaia

Essas plantas crescem muito, mas muito mesmo! Com o tempo, é natural que a samambaia fique maior do que o espaço disponível no vaso. Portanto, sempre que possível, faça a divisão das samambaias e replante a nova mudinha, seguindo as dicas a seguir:

Existem vários tipos de samambaias, e a gente ficaria o dia todo falando sobre eles aqui! Então, que tal conhece-los através deste vídeo abaixo, vale a pena aprender mais sobre essa planta.

Obrigado por nos acompanhar até aqui! Aproveite para convidar outras pessoas para conhecer o Blog das Plantas, e continue lendo todas as nossas dicas.