Mini cactos precisam de cuidados especiais?

É verdade que os mini cactos precisam de cuidados especiais? Se chegou aqui querendo saber como cuidar de um mini cacto, saiba que está no lugar certo! Este artigo do Blog das Plantas vai te explicar como cuidar de mini cactos.

O que é mini cacto?

Como o nome já sugere, os mini cactos possuem tamanho reduzido, quando comparados aos cactos comuns. São plantas suculentas pertencentes à família Cactaceae, que possuem adaptações especiais para sobreviver em ambientes secos e áridos.

Leia também

Entenda que ao contrário dos cactos tradicionais, os mini cactos são caracterizados por serem compactos, ou seja, este é um dos maiores fatores para que eles sejam cultivados em vasos dentro de casa ou apartamento.

Tipos de mini cactos?

Talvez você nem imagine, mas existem muitas variedades de mini cactos. E é claro, cada uma com as suas características únicas! Temos mini cactos com caules eretos, mini cactos arredondados, mini cactos cilíndricos.

Chegamos ao momento que todos querem saber! Sim pessoal, alguns mini cactos têm a capacidade de produzir flores coloridas. Porém, nem todas as espécies são capazes de florescer em ambientes domésticos.

Como cuidar de mini cactos?

Saiba se mini cactos precisam de cuidados especiais

Como plantar mini cactos?

Para cultivar mini cactos, você precisa entender que é uma atividade gratificante. Desta forma, vai seguir os passos com paciência, e até curtir o processo de espera da maturação da planta!

Escolha dos cactos

Existem diversas espécies de mini cactos disponíveis, cada uma com as suas características e requisitos específicos. Alguns exemplos populares são Mammillaria, Astrophytum, Echinocactus e Gymnocalycium. Ao escolher os seus cactos, procure por plantas saudáveis, com folhas verdes e sem sinais de doenças ou danos.

Escolha do recipiente

Para cultivar mini cactos, é importante escolher um recipiente adequado. Opte por vasos de cerâmica ou barro com furos de drenagem no fundo, para permitir que o excesso de água escoe. Certifique-se de que o vaso tenha tamanho suficiente para a planta, além de fornecer o espaço ideal para o crescimento das raízes.

Solo

Os cactos preferem solos que drenam rapidamente, pois não toleram o acúmulo de umidade ao redor das suas raízes. Você pode criar um substrato adequado misturando partes iguais de areia grossa, perlita e solo para cactos. Essa mistura proporcionará boa drenagem, e permitirá que as raízes respirem.

Posicionamento e iluminação

Os cactos necessitam de muita luz solar direta para um crescimento saudável. Coloque os seus mini cactos perto de uma janela ensolarada, onde possam receber pelo menos, 6 horas de luz solar direta diariamente. Se a luz natural for insuficiente, você pode usar luzes artificiais, como lâmpadas fluorescentes ou LED. Neste caso, posicione elas cerca de 30 cm acima das plantas.

Rega adequada

Os cactos têm uma alta tolerância à seca e são sensíveis ao excesso de água. Permita que o solo seque completamente entre as regas. Molhe o solo completamente ao regar, mas evite encharcá-lo. Certifique-se de que a água esteja fluindo pelos furos de drenagem do vaso e, em seguida, remova o excesso de água do pratinho para evitar o acúmulo de umidade.

Temperatura e umidade

A maioria dos mini cactos prefere temperaturas moderadas, ou seja, entre 15 e 24°C, durante o dia. Na parte da noite eles podem tolerar temperaturas um pouco mais baixas, mas evite exposição a temperaturas extremas, como correntes de ar frio ou calor intenso. Observe bem a umidade, pois os cactos preferem ambientes secos com baixa umidade.

Adubação

Durante a primavera e o verão, quando os cactos estão em período de crescimento ativo, você pode fertilizá-los mensalmente. Use um fertilizante diluído na metade da concentração recomendada pelo fabricante, sempre optando pelo específico para cactos e suculentas. Evite fertilizar durante o período de repouso no outono e inverno, justamente porque as plantas não estarão em crescimento ativo.

Propagação

Os mini cactos podem ser propagados de diversas maneiras. Uma das formas mais comuns é por meio de brotações laterais, também chamadas de “filhotes”. Essas pequenas plantas se desenvolvem ao redor da planta-mãe, podendo ser separadas com cuidado e replantadas em vasos individuais. Além disso, os cactos podem ser propagados por sementes, que geralmente são semeadas na primavera.

Atenção! Apesar dessas orientações, é importante saber que cada espécie de cacto pode ter requisitos específicos de cultivo, ou seja, é sempre uma boa ideia pesquisar sobre a espécie de mini cacto que você quer cultivar.

Gostou destas dicas sobre os mini cactos? Sabia que eles são valorizados por causa da sua aparência exótica, facilidade de cuidado e capacidade de se adaptar em ambientes internos? Convide os seus amigos para aprender mais sobre mini cactos, e aproveite para aprender mais sobre outras plantas.