Quais são as orquíderas raras?

Você já ouviu falar que existem muitas orquídeas raras espalhadas pelo mundo? Sabia que algumas destas espécies são extremamente valiosas? Isso acontece justamente porque são difíceis de encontrar. Neste artigo vamos falar quais são os tipos de orquídeas raras.

Coelogyne pandurata – Orquídea Negra

Conhecida popularmente como “Orquídea do Diabo”, a espécie Coelogyne pandurata é sem dúvidas, uma das orquídeas mais raras e misteriosas. Caso não saiba, ela é nativa das florestas tropicais do Sudeste Asiático, por exemplo, na Malásia, Tailândia e Indonésia.

Leia também

O seu nome Orquídea Negra tem relação direta com a cor escura e intensa das suas flores, que normalmente são de tonalidades marrom-avermelhadas ou roxo-escuro. Uma curiosidade interessante é que as flores têm um aroma forte e são conhecidas por atrair moscas para a polinização.

Paphiopedilum rothschildianum – Orquídea Rothschild’s Slipper

Esta espécie de orquídea nativa de Bornéu, é considerada uma das orquídeas mais preciosas e exóticas que existe! As suas flores contam com um formato semelhante à uma pantufa, por isso o apelido de Slipper, que significa exatamente pantufa, em inglês.

As flores desta orquídea são bem grandes, com pétalas verde-amareladas, contando com listras e manchas em tons de marrom, roxo ou rosa. A orquídea Paphiopedilum rothschildianum é uma espécie ameaçada de extinção, por causa da perda de habitat e também coleta excessiva.

Quais são as orquídeas raras?

Conheça 5 tipos de orquídeas raras?

Cypripedium californicum –  Orquídea de Chapman

Agora vamos falar de uma orquídea nativa da Califórnia, nos Estados Unidos! Essa espécie é considera uma orquídea raríssima nos EUA. Mais um tipo de orquídea bastante conhecida pela beleza e complexidade das suas flores.

Possuindo um formato único, as pétalas alongadas em tons de amarelo e marrom, com pequenas manchas vermelhas são charmosas demais! A espécie Cypripedium californicum pode ser encontrada principalmente nas áreas de chaparral e florestas, mas infelizmente também estão ameaçadas de extinção pelos mesmo fatores citados anteriormente.

Paphiopedilum insigne – Orquídea de Sapatinho-de-Vênus

Apesar de rara, essa espécie de orquídea pode ser encontrada em várias regiões do mundo, por exemplo, na Índia, China, Vietnã, Filipinas e também na Indonésia. Ela é bastante valorizada por causa das suas flores exóticas, que se assemelham à um sapato ou pantufa.

As flores desta orquídea são bem variadas, podendo ter tons de amarelo, rosa e marrom. Uma curiosidade é que além da espécie selvagem, também existem várias Paphiopedilum híbridas, que apesar de não serem raras, também são altamente apreciadas pelos entusiastas de orquídeas.

Dendrophylax lindenii – Orquídea Ghost

Essa é extremamente famosa por causa da sua aparência quase translúcida!. Por essa razão, ela tem o nome de “Ghost”, que quer dizer fantasma, em inglês. Essa orquídea é encontrada principalmente nas regiões úmidas da Flórida e Cuba.

Caso não saiba, essa espécie é epífita, ou seja, não possui folhas e parece flutuar no ar. Esse tipo de orquídea cresce em árvores e arbustos com outros epífitos.

Gosta muito de orquídeas? Quer aprender como cultivar orquídeas? Aqui no site tem várias dicas sobre o tema, e caso queira continuar aprendendo, assista este vídeo abaixo!

É muito importante observar que a raridade e principalmente o valor das orquídeas podem variar. De acordo com novas espécies descobertas, algumas variedades se tornam menos ou mais desejadas pelos colecionadores.