9 dicas importantes para cultivar bromélias!

A planta bromélia é linda e requer alguns cuidados bem simples! Existem vários tipos de bromélias, mas no geral a forma de cultivar bromélia é bem semelhante. Se você não sabe como plantar bromélia e como cuidar, este artigo do Blog das Plantas vai trazer muitas dicas interessantes, então boa leitura!

Bromélia, como cuidar?

Esta planta tem características rústicas e apresenta cores bem vivas. Como citamos na introdução, você precisa tomar alguns cuidados básicos para que a bromélia consiga se desenvolver. Pensando nisso, trouxemos as principais dicas para te ensinar como plantar bromélia e como cultivar essa linda planta!

Leia também

Regar bromélia corretamente

Este tipo de planta é classificado como tropical, sendo que a maioria das plantas tropicais precisam de calor e boa umidade. Portanto, o aconselhado é irrigar regularmente a sua bromélia, mas sempre prestando atenção para não deixar as raízes encharcadas!

Além de ajudar no desenvolvimento da planta, a boa irrigação serve para auxiliar na decomposição dos detritos que caem no interior da roseta das bromélias. Estes detritos podem ser folhas secas pequenas, bichos pequenos mortos, fezes de pássaros e outros.

Quando a condição de decomposição é a ideal, esse composto vai servir como um ótimo adubo orgânico para a bromélia. Esse copo central da planta tem um importante papel ecológico, servindo inclusive de abrigo para alguns seres vivos bem pequenos.

Conheça melhor os tipos de bromélia.

Aprenda como regar corretamente a sua bromélia!

Bromélia doente?

Quando a pessoa cultiva bromélia pela primeira vez, ela se assusta com as condições da planta depois da primeira floração. Na maioria das vezes, as pessoas pensam que a planta está doente ou está morrendo, mas isso não é verdade!

Essa condição é natural nas espécies de bromélia, ou seja, esse fenecimento acontece quase sempre após a floração. Se você tiver cuidado corretamente da sua bromélia, rapidamente ela vai apresentar novos brotos.

Ter paciência com a planta

Tenha paciência na hora de aproveitar os novos brotos que estão se desenvolvendo. Muitas pessoas acabam tirando os novos brotos antes da hora, ou seja, ele vai acabar morrendo.

Essa nova muda de bromélia precisa ter pelo menos um terço do tamanho da planta mãe, sendo que o ideal é metade do tamanho. Essa dica é muito importante, justamente para garantir o desenvolvimento adequado da muda.

Outro detalhe importante é que os novos brotos não podem ficar muito tempo junto da planta mãe. Se isso acontecer, ela pode crescer torta e as folhas tendem a danificar a planta mãe.

Combater a dengue

Ao cultivar flores e plantas você deve ficar muito atento para combater a dengue! Caso você não saiba, o mosquito da dengue precisa de água limpa parada. Porém, as bromélias gostam de água no interior das suas rosetas, então o que fazer?

É só você “sujar” a água da bromélia! Para isso basta colocar um pouco de pó de café ou chá na água que fica na roseta das bromélias. Além de ajudar a combater a dengue, este tipo de composto favorece a adubação, além de afugentar os mosquitos que pousariam na planta.

Bromélia sensível

As folhas das bromélias absorvem os nutrientes com extrema eficiência! Alguns estudos mostram que algumas bromélias se alimentam mais pelas folhas do que pela raiz. Por isso, é muito importante adotar uma boa adubação foliar.

Porém, você nunca deve usar inseticidas ou fungicidas nas bromélias, justamente porque elas são plantas bem sensíveis! Para combater as pragas de bromélia, você pode adotar o método de catação, ou seja, você pode calçar luvas para retirar pulgões, lagartas, lesmas ou cochonilhas com as mãos.

Vaso para plantar bromélia

O vaso para cultivar bromélia pode ser o segredo para o melhor desenvolvimento da planta! O aconselhado é escolher um vaso de barro ou vaso de cerâmica, porque ele precisa ser um vaso bem pesado!

Caso você não saiba, as bromélias nem sempre crescem retas na vertical, ou seja, a inclinação da planta pode fazer o vaso da bromélia tombar, principalmente se a pessoa utilizar vasos leves de plástico.

Tipos de bromélia

É importante conhecer a sua bromélia, pois existem vários tipos de bromélia! Aqui no Blog das Plantas fizemos um artigo completo sobre os tipos e como devem ser cultivados. Existem bromélias que vivem em climas desérticos, mas também existem bromélias que se desenvolvem bem em ambientes úmidos.

A única coisa que é certeza, é que a bromélia não se desenvolve bem no frio. Sendo assim, você precisa conhecer a sua bromélia para não cultivar a planta da forma errada. Se você tiver mais de um tipo de bromélia, o indicado é usar plaquinhas de identificação.

Substrato para plantas

As raízes das bromélias parecem que são apenas para fixação, e podemos dizer que em várias espécies isso é verdade. Então, a grande maioria dos tipos de bromélia não precisam de substrato para planta.

Se você optar por usar substrato para bromélia, lembre-se que ele deve manter a boa drenagem da água, mas ao mesmo tempo deve garantir a boa retenção da água, justamente para manter a umidade adequada para o desenvolvimento da bromélia.

Devo podar bromélia?

Um erro muito comum é achar que toda planta precisa de muita poda! Antes de tesourar a sua planta você precisa avaliar se é realmente necessário, porque se você cortar uma folha da bromélia, isso não vai fazer que outra nasça no lugar.

Você só deve podar as bromélias mais velhas que estão com dificuldades de fornecem mudas. Talvez com essa poda ela consiga desenvolver os novos brotos, e a poda na bromélia nova só deve acontecer nas folhas com pontas secas.

Está gostando de aprender sobre os cuidados com bromélias? Vamos deixar abaixo um vídeo com ótimas dicas sobre o tema, vale a pena assistir!

Queremos agradecer a sua leitura até aqui! Também queremos te convidar para continuar acessando as nossas dicas, pois temos várias dicas sobre cactos, tulipas, rosas, além de outras flores e plantas.