Aprenda como cuidar de suculentas!

As suculentas e cactos são plantas que não precisam de muitos cuidados. Entretanto, é importante aprender como cuidar de suculenta corretamente. Hoje o Blog das Plantas vai mostrar como cultivar suculentas com dicas bem simples!

As plantas suculentas são lindas e precisam de baixa manutenção, sendo uma ótima opção para as pessoas com rotina muito atarefada, mas saiba que isso não quer dizer que você não precisa cuidar das plantas.

Leia também

Como cuidar de suculentas

Se você quer aprender como plantar suculentas, leia com bastante atenção as dicas que vamos passar, pois listamos os principais cuidados que devemos ter.

Suculentas: Luz solar

Para crescer forte e saudável, as suculentas são plantas que precisam de muita luz! Ao contrário do que muitos imaginam, no verão é bom evitar a exposição direta ao sol nos horários mais quentes, pois elas podem ficar com marcas de queimaduras.

Se você plantar suculenta ao ar livre, é bom pensar em um local onde vai ter luz solar direta nos horários mais amenos, além de ter um pouco de sombra para deixar o ambiente mais fresco.

Se você vai cultivar suculentas em apartamento ou dentro de casa, a orientação é sempre escolher um local que vai receber luz solar durante uma boa parte do dia. Os locais mais indicados são próximos às janelas.

Qual o jeito certo de plantar suculentas?

Aprenda como cuidar de suculentas

Suculentas: Solo fértil

Já que as suculentas precisam de pouca água, naturalmente o solo precisa de uma ótima drenagem! A preparação da terra para as suculentas é bem simples, basta misturar algo leve e poroso para aumentar a drenagem.

O solo para suculentas geralmente conta com vermiculita, fibras de coco e algumas pedras pomes. Certificando-se que a drenagem está boa, certamente vai aumentar as chances da sua suculenta crescer forte e saudável.

Sabemos que uma das vantagens das suculentas é a sua grande tolerância à seca, mas elas não podem ficar muito tempo sem água. Portanto, quando você notar que o solo está ficando seco demais rapidamente, talvez seja necessário adicionar mais materiais orgânicos para ajudar a manter a umidade por mais tempo.

Suculentas: Regar corretamente

A principal coisa que precisa saber é que o excesso de água é terrível para as suculentas! Portanto, se você evitar que terra fique constantemente encharcada, já tem metade do caminho do sucesso para cultivar suculentas corretamente.

Quanto mais grossa for a folha da suculenta, menos frequência de rega vai precisar, visto que é nas folhas que essas plantas garantem a reserva de água para suportar os longos períodos de estiagem, algo comum no seu habitat natural.

Então, qual é a frequência e quantidade de água nas suculentas? Você deve regar completamente o solo, e só deve regar novamente quando notar que o solo está completamente seco.

Se você olhar apenas a superfície do solo, certamente vai regar mais do que deve, porque a maior parte da umidade é mantida no fundo do vaso para suculentas. Nesta condição, o apodrecimento da raiz pode acontecer com muita mais facilidade!

Suculentas: Espaço no jardim

Na sua casa tem bastante espaço suficiente? Se sim, você pode cultivar suculentas com extrema facilidade, porque uma das principais características desta planta é justamente se propagar com muita facilidade! Se gosta de variedade, a dica é plantar vários tipos de suculentas, porque assim o ambiente vai ficar bem diversificado e bonito.

Neste vídeo abaixo tem ainda mais detalhes sobre a forma correta de cuidar de suculentas, vale muito a pena assistir!

Espero que tenha aprendido como cultivar suculentas! Queremos te convidar para continuar acompanhando os nossos artigos, pois tem muitas dicas sobre cactos, mini cactos e outras flores aqui no Blog das Plantas.