Como cuidar de girassol? Aprenda como plantar e cultivar

Muita gente tem dúvidas sobre a forma correta de cultivar girassol, por isso, fizemos este artigo completo aqui no Blog das Plantas! Leia com atenção, pois hoje você vai aprender como plantar girassol corretamente.

Essa planta é facilmente identificada, justamente por causa das suas lindas flores amarelas que ficam acompanhando a trajetória do sol durante o dia. Classificadas como plantas anuais, o girassol floresce no verão.

Local para plantar girassol

Uma dúvida muito comum é qual o melhor local para se plantar um girassol? A resposta é bem simples, você pode plantar girassol no vaso ou no solo. Para os que desejam iluminar o jardim, a dica é cultivar o girassol no solo. Porém, se o solo não for adequado ou o espaço seja pequeno, a dica é cultivar em vasos.

Leia também

Plantar girassol no vaso

Você pode plantar o girassol em vasos médios e grandes, ou seja, eles precisam ter pelo menos de 30 a 40 cm de largura ou diâmetro. Nesta condição, o melhor é escolher girassol anão ou de menor tamanho. Sempre escolha um local bem ensolarado.

Plantar girassol no solo

No caso de plantio diretamente no solo, escolha livremente pelo tamanho do girassol. Novamente é importante escolher o local correto, que precisa ser bem drenado, rico em matéria orgânica, além de uma ótima incidência de luz solar.

Como plantar semente de girassol?

Dicas para cultivar girassol

Como plantar girassol?

As dicas para plantar o girassol são bem simples! Focando no principal que é exposição ao sol, evitando os obstáculos que possam bloquear a luz solar, por exemplo, árvores ou muros, os outros cuidados são relativamente parecidos com qualquer outro tipo de planta

Pronto, agora você já sabe todas as dicas de como plantar um girassol. Ainda não acabou, mas se quiser continuar aprendendo sobre, convido para assistir este vídeo abaixo com ótimas informações sobre girassóis.

/p>

Como cuidar de girassol?

Muita gente consegue cultivar girassol com certa facilidade, pois estamos falando de uma planta bem forte e resistente. Entretanto, alguns cuidados mínimos precisam ser tomados, pois assim o girassol vai crescer rapidamente e dar flores bem bonitas.

Iluminação para girassol

O principal é que o girassol receba luz solar direta por várias horas ao dia. Entenda que ela vai crescer cada vez melhor com exposição de no mínimo 4 horas de sol diariamente. Se reparar bem, esta é a principal diferença para outros tipos de plantas.

Irrigação para girassol

Regar com frequência para manter o solo em torno do girassol úmido, é muito importante! Porém, nunca exagere, porque a terra encharcada vai acabar destruindo a raiz do girassol. Quando ele estiver bem desenvolvido, a irrigação pode ser feita com menos frequência.

Pragas no girassol

Proteger o girassol das pragas e plantas invasoras é fundamental. Portanto, sempre deve retirar ervas daninhas e parasitas que vão concorrer pelos nutrientes do solo e destruir as folhas do girassol.

Poda no girassol

Sempre retire os girassóis mais fracos, porque assim, você vai dar mais espaço e nutrientes para os outros se desenvolverem melhor. Retire também as folhas ressecadas e murchas!

Crescimento do girassol

Como estamos falando de plantas que podem atingir até 2 metros de altura, elas vão ficando pesadas pesadas e o solo pode não suportar bem. Nestes casos, o indicado é amarrar o seu caule em uma estaca de madeira, cano ou graveto, exatamente para ajudar na sustentação da planta.

Foram muitas dicas e agora queremos contar com a sua ajuda! Compartilhe este artigo nas suas redes sociais, e aproveite para convidar outros apaixonados por flores para conhecer o nosso site.