Orquidário, como fazer um bem barato!

Você está buscando informações para montar o seu próprio orquidário? Fique tranquilo, pois este artigo do Blog das Plantas vai te dar dicas excelentes para fazer um orquidário caseiro simples. Ah, e um detalhe ainda mais atraente, você não vai precisar de muita grana!

Sempre falamos sobre a importância de oferecer uma condição ideal para a sua orquídea. O local deve ser arejado, com boa iluminação solar indireta, além de muitas dicas que já explicamos na postagem que ensina como cultivar orquídea.

Leia também

Um orquidário visa oferecer essa condição ideal, e por isso muita gente sonha em ter o seu orquidário caseiro, seja ele um orquidário de pallet, orquidário de pedra ou outro tipo. Por isso, agora vamos te mostrar opções para realizar o seu tão sonhado desejo.

Tamanho do orquidário

Esse ponto pode variar muito, pois depende diretamente da quantidade de orquídeas que você quer cultivar. Para que você tenha pelo menos um parâmetro de referência, é possível cultivar entre 150 e 200 orquídeas em um espaço de 20 metros quadrados.

Como cultivar orquídeas em casa?

Dicas para o seu orquidário caseiro!

Como fazer um orquidário caseiro?

Se você contratar uma empresa especializada, obviamente o projeto pode custar bem mais! Entretanto, existem orquidários simples que são bem eficientes, ou seja, é possível ter um orquidário bom e barato.

Indiferente do preço, o seu orquidário precisa respeitar alguns pontos importantes! O principal ao meu ver está na luz solar, já que a orquídea não deve ficar exposta diretamente ao sol, principalmente nos horários mais quentes. Sendo assim, escolha um lugar com boa iluminação solar pela manhã.

Estrutura do orquidário

A opção mais barata sem dúvidas é utilizar ripas de bambu ou madeira! Você pode cobrir com telas próprias para plantas, ou até mesmo com telhas, justamente para filtrar o máximo possível de raios solares.

A opção das telas é ainda mais aconselhada, já que assim também oferece muita proteção contra os animais e insetos, que podem trazer doenças para a sua orquídea. Atenção, se o único local disponível tem uma corrente de vento muito forte, é fundamental que você use alguma proteção nessa lateral.

Tipos de orquídeas

Lembre-se que as plantas não são iguais! Então, as orquídeas diferentes precisam de cuidados distintos. A orquídea maior geralmente fica dependurada, e é bom ter bastante espaço para a sua raiz desenvolver.

As mudas de orquídeas podem ser cultivadas em uma bancada, que pode ser de madeira ou de cimento. Neste local também podem ficar as orquídeas que já estão em fase de crescimento, mas ainda não estão prontas para serem replantadas no local definitivo. Na região mais baixa, o indicado é posicionar as espécies de orquídeas que preferem muita sombra.

Se quiser ter uma noção de como pode ser o seu orquidário caseiro, indicamos que assista o vídeo abaixo, com dicas e demonstrações sobre a estrutura. Fazendo tudo certinho, sem dúvidas vai ter um ambiente perfeito para cultivar orquídeas maravilhosas!

Pessoal, é importante dizer que essas dicas são informativas, ou seja, cada um pode se sentir livre para montar o seu orquidário dentro do estilo que mais achar interessante. O objetivo é sempre oferecer o máximo de informações adequadas, para que a sua planta se desenvolva bem!

Se ficou alguma dúvida sobre a forma de cuidar da orquídea, aqui no Blog das Plantas tem muitos artigos falando sobre este tema. Portanto, continue lendo os nossos textos e convide outras pessoas para conhecer também. Caso tenha gostado, compartilhe esse artigo nos seus grupos de Whatsapp